Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

DENGUE

O que é dengue?
  • Agente etiológico: Arbovírus do gênero Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae, com quatro sorotipos conhecidos: DENV1, DENV2, DENV3 E DENV4.
  • Vetor: São mosquitos do gênero Aedes. A espécie Aedes aegypti  é a mais importante. O mosquito adulto vive de 30 a 40 dias e o ovo pode resistir a até 450 dias em ambientes secos.
  • Reservatório: O ser humano é a fonte de infecção e é também o reservatório vertebrado.
Modo de transmissão:

Picada  da fêmea do mosquito, que tem maior atividade durante o dia e adquire o vírus ao picar uma pessoa doente.
Manifestações da doença:
  • Dengue clássico: febre de 2 a 7 dias mais dois ou mais dos seguintes sinais/sintomas:
  • cefaléia;
  • Mialgia e artralgia;   
  • Prostração;
  • Dor retroorbitrária;
  • Anorexia;
  • Náuseas e Vômitos;
  • Exantema;
  • Manifestações hemorrágicas: gengivorragia, epistaxe, petéquias, sangramento vaginal, sangramento menor TGI, prova do laço positiva.
Febre hemorrágica da dengue:
  • Manifestações hemorrágicas + plaquetas abaixo de 100.000/mm3 + Aumento na permeabilidade capilar. 
 Síndrome do choque da dengue:

  • Hipotensão postural;
  • PA convergente;
  • Extremidades frias;
  • Pulso rápido e frio. 
Dengue com complicações:
  • Encefalite;
  • Mielite;
  • Hepatite;
  • Miocardite. 

Um comentário:

  1. O que fazer ao apresentar algum sintoma
    * Beber muito líquido, repouso e procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. Além disso não tomar medicamentos por conta própria, principalmente os que possuem Acido acetilsalicílico em sua forma.
    O que fazer para evitar a dengue:
    * Controle do vetor;
    *Mobilização social.

    ResponderExcluir